A Associação Brasileira de Cineastas (ABRACI) é uma associação de cineastas do Brasil, com sede no Rio de Janeiro. Foi fundada em 3 de abril de 1975, em Assembleia realizada na Cinemateca do Museu de Arte Moderna, sendo hoje a mais antiga associação brasileira de diretores de longa-metragem em atividade.
A ABRACI – Associação Brasileira de Cineastas, fundada em 03 de abril de 1975, no auditório da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, foi criada com o objetivo de divulgar e defender o Cinema Brasileiro, bem como criar uma entidade de arrecadação e defesa do direito autoral dos cineastas.
A primeira diretoria eleita em 1975 era formada por Nelson Pereira dos Santos (presidente), Geraldo Sarno (vice-presidente), Leon Hirszman (secretário-executivo), Eduardo Escorel, Oswaldo Caldeira, Pedro Carlos Rovai, Francisco Xavier de Oliveira, e os conselheiros Antonio Carlos da Fontoura, Neville D`Almeida e Rose La Creta, e os suplentes Alberto Salvá, Nelo Nelli e Miguel Borges.
Em 2010, ao completar 35 anos, a Abraci congrega em torno de 60 associados, cineastas sediados no Rio de Janeiro, e segue representando os diretores/produtores de obras audiovisuais de longa-metragem na luta pelos direitos autorais, na defesa do audiovisual brasileiro e dos direitos de seus associados.
Sua diretoria atual funciona como um colegiado e mantém um diálogo permanente com os demais membros através de uma lista de discussão pela internet e de reuniões.